Internet no Desenvolvimento das Crianças

A Importância da Internet no Desenvolvimento das Crianças

Todos os pais querem saber se a tecnologia digital está tornando a vida das crianças melhor ou pior.

Antes de falar sobre os efeitos positivos da tecnologia no desenvolvimento infantil, vamos fazer uma definição sobre o que isso significa e o que a tecnologia realmente é:

O que é tecnologia?

Tecnologia é o conhecimento, habilidades, métodos e técnicas necessários para produzir ferramentas e equipamentos para as necessidades das pessoas.

Quase nenhum de nós pode imaginar a vida sem ela. Com base nessa definição, podemos pensar que devemos nos concentrar apenas nos efeitos positivos da tecnologia, entretanto, no caso do uso inconsciente, podemos muito bem enfrentar seus efeitos negativos também!

Efeitos positivos da tecnologia no desenvolvimento infantil

Quando falamos sobre os lados ruins da tecnologia, as crianças são as primeiras que vêm à mente.

Se um adulto usa a tecnologia de forma prejudicial, podemos chamá-la de “escolha” em vez de “inconsciência”. Mas é diferente para as crianças porque geralmente não estão cientes dos possíveis efeitos negativos da tecnologia, que são causados ​​por seu uso impróprio.

Por esse motivo, queremos dar alguns lembretes aos adultos sobre os possíveis efeitos positivos da tecnologia.

Aqui estão algumas perguntas que preocupam a mente dos pais: 

  • Como a tecnologia funciona para as crianças?
  • A tecnologia é boa ou ruim para as crianças?
  • Como ficar seguro na Internet para as crianças?

Na verdade, as respostas são bem simples. Até uma certa idade, a tecnologia gira em torno de smartphones, tablets e computadores.

Internet no Desenvolvimento das Crianças

Mas, primeiro, vamos examinar os efeitos positivos da tecnologia no desenvolvimento infantil, dos quais você pode se beneficiar:

Aumento do QI

Um centro de estudo conduziu pesquisas científicas em nove escolas entre membros de diferentes raças e grupos sociais. De acordo com este estudo, realizado com aproximadamente 9.000 alunos, as pontuações de QI da geração atual são mais altas do que as da geração anterior.

Os especialistas associam esse efeito diretamente à tecnologia. O aumento do número de produtos tecnológicos na vida das crianças e, consequentemente, o aumento dos estímulos servem como exercícios para permitir que as crianças resolvam problemas mais complexos. 

É um efeito positivo da Internet nas crianças do qual não podemos nos arrepender.

Desenvolvimento de habilidades mentais com conteúdos educacionais

Os jogos cerebrais para crianças são limitados às ferramentas e equipamentos de que dispõem, portanto, geralmente precisam fazer os mesmos exercícios indefinidamente. Mas agora existem muito mais oportunidades!

Os efeitos positivos da Internet na educação infantil podem ser muito benéficos. Práticas educacionais e instrucionais, como jogos e aplicativos que melhoram as habilidades cognitivas, estão entre esses benefícios.

Jogos de memória para crianças que querem melhorar sua memória, jogos de atenção para crianças que querem melhorar sua atenção, jogos de matemática para crianças que querem melhorar suas habilidades matemáticas e muito mais estão ao seu alcance hoje.

Aplicativos que ensinam línguas estrangeiras, dão conselhos sobre sociedade e ética, jogos e aplicativos que oferecem prática em operações matemáticas e aplicativos semelhantes que fornecem informações por meio de gamificação, estão sempre acessíveis para as crianças.

Claro, a supervisão dos pais desempenha um papel importante em aplicativos selecionados. As crianças podem não prever alguns riscos. Não devemos esquecer de orientar as crianças no reconhecimento do que é útil e do que é prejudicial, a fim de se beneficiar apenas dos efeitos positivos da tecnologia sobre as crianças.

Portanto, o uso seguro da Internet por crianças pode ser útil com os aplicativos certos, permitindo-lhes jogar jogos cerebrais em vez de jogos de corrida de carros.

Aprimoramento de aprendizagem

Os efeitos dos gadgets e da Internet na aprendizagem são ótimos exemplos dos efeitos positivos da Internet nos alunos.

“ Aprender a aprender ” é um recurso muito importante. Graças à Internet, existe uma biblioteca com uma infinidade de livros em cada casa. As crianças podem fazer pesquisas extensas sobre os assuntos sobre os quais questionam.

Dessa forma, eles estão aprendendo a acessar informações, fazer pesquisas e aprender, e o uso seguro da Internet por crianças traz muitos benefícios.

Habilidades de resolução de problemas

A tecnologia é boa ou ruim para as crianças? Programas de design visual, programas de desenho técnico, programas de codificação e ferramentas de design semelhantes melhoram a criatividade das crianças. Portanto, não é uma questão de bom ou mau, é tudo sobre como, quando e o que você usa.

Crianças criativas conseguem se adaptar ao mundo em mudança. Da mesma forma, eles têm sucesso na criação de novas soluções para novos problemas emergentes. O aprimoramento das habilidades de resolução de problemas na infância permitirá que eles superem os obstáculos com mais facilidade no futuro.

Controle dos pais em situações de emergência

O impacto positivo da tecnologia nas crianças às vezes pode ser um salva-vidas para eles e para a sociedade.

Seus filhos devem poder entrar em contato com você em caso de emergência, mesmo que não tenham idade suficiente para usar um telefone celular. Dispositivos móveis simples, como smartwatches, são produzidos para atender a essa necessidade de maneira saudável.

Smartwatches têm vários recursos e são presentes legais para as férias. Por exemplo, você pode definir os números que seu filho pode ligar. Da mesma forma, você pode determinar de quais números seu filho pode receber chamadas. Desta forma, você pode eliminar o risco de seu filho se comunicar com pessoas que ele não conhece.

Internet no Desenvolvimento das Crianças

Nas escolas, as crianças aprendem os números para as quais devem ligar em situações de emergência. Você pode adicionar os números da ambulância e dos bombeiros à sua lista de contatos.

Então, a tecnologia é boa para as crianças, dependendo simplesmente de como você os cria e a quais conteúdos você os apresenta.

Sempre se comunique com seu filho

Se você não é um pai autoritário que balança o dedo o tempo todo e se você não reprime a criança, ela será mais aberta com você.

Se seu filho se sentir confortável o suficiente para consultá-lo quando sentir algo suspeito, você estará ciente dos perigos potenciais. Segurança na Internet para crianças significa que elas devem se sentir seguras para compartilhar seus problemas e inseguranças com você.

Explique ao seu filho que alguns aplicativos não são adequados para eles

Na vida normal, eles sabem que não devem falar com pessoas que não conhecem na rua, então explique que a internet não é diferente e que os aplicativos que podem ser usados ​​para se comunicar com outras pessoas na forma oral ou escrita não são adequados para eles.

Se eles forem contatados por alguém online, lembre-os de que eles devem compartilhar isso com você sem dar qualquer resposta à mensagem. Compartilhar informações sobre como se manter seguro na Internet com seus filhos impedirá que eles formem contatos indesejados.

Os efeitos negativos da tecnologia sobre os jovens geralmente são causados ​​por conteúdo que não conhecemos. Naturalmente, eles se aplicam a serviços gratuitos. Os pais também cometem o mesmo erro de vez em quando!

Os pontos positivos da Internet são difíceis de ignorar, no entanto, é importante tomar as medidas de segurança na Internet necessárias para poder se beneficiar dos efeitos positivos da tecnologia sem enfrentar os impactos negativos da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Já está indo?

Quer ficar por dentro dos nossos sorteios e promoções? Preencha os campos abaixo