boa internet

A Importância de Uma Boa Internet Durante o Isolamento Social

A pandemia do Covid-19 nos mostrou claramente que a Internet não é mais um luxo, uma melhoria conveniente para o estilo de vida de quem pode pagar. Em vez disso, o acesso à Internet tornou-se uma necessidade básica.

Em pesquisas recentes foi constatado que 90% dos brasileiros dizem que a internet foi essencial ou importante para eles, muitos fizeram videochamadas e 40% usaram a tecnologia de novas maneiras. Mas enquanto a tecnologia foi uma tábua de salvação para alguns, outros enfrentaram dificuldades.

O  coronavírus  transformou muitos aspectos da vida dos brasileiros. Ele fechou escolas, empresas e locais de trabalho, forçando milhões de pessoas a ficar em casa durante longos períodos de tempo.

As autoridades de saúde pública recomendaram limites ao contato social para tentar conter a propagação do vírus, e isso alterou profundamente a maneira como muitos trabalhavam, aprendiam, se conectaram com entes queridos, realizavam tarefas básicas do dia a dia, comemoravam e lamentavam.

A grande maioria dos brasileiros também afirma ter conversado com outras pessoas por meio de videochamadas em algum momento desde o início da pandemia.

Alguns também buscaram atualizações em seus serviços à medida que a pandemia se desenrolava: 29% dos usuários de banda larga fizeram algo para melhorar a velocidade, a confiabilidade ou a qualidade de sua conexão de alta velocidade à Internet em casa desde o início do surto.

Para muitos, as interações digitais só podem servir como um substituto para a comunicação pessoal. Cerca de dois terços dos brasileiros dizem que as interações que teriam tido pessoalmente, mas em vez disso online ou por telefone, geralmente foram úteis, mas não substituem o contato pessoal.

Outros parte da população diz que essas ferramentas não têm sido muito úteis em suas interações. Ainda assim, 17% relatam que essas interações digitais têm sido tão boas quanto o contato pessoal.

Durante o período de isolamento social no Brasil, a internet tornou-se vital para as nossas atividades diárias. Frequentemente, é a única maneira de entrarmos em contato e cuidarmos de amigos íntimos e familiares.

Em alguns casos, até se tornou a única maneira de dizer adeus aos entes queridos em quarentena no hospital. Ainda assim, o acesso online também é necessário durante situações não emergenciais para oportunidades justas de trabalhar, estudar, se envolver com o governo e exercer nossa liberdade política.

Portanto, temos motivos importantes para dizer o quão vital foi a internet nesse período maluco que vivenciamos. Se duvidamos disso antes, poucos vão duvidar agora.

Agora eis a pergunta: a internet que você tem contratada atualmente tem uma velocidade boa para o seu uso? Ou você precisa esperar muitos tempos senão horas para ter acesso a um arquivo?

Internet lenta pode testar nossa paciência. Você já se encontrou na Internet navegando em uma página que leva uma eternidade para carregar? Você fica sentado observando o ícone girar conforme o tempo passa.

A velocidade inferior da Internet pode fazer com que você perca um jogo online ou faça com que você se atrase para participar de uma reunião de trabalho importante, sem falar nas imensas vezes em que no meio da reunião tudo trava.

Então, acompanhe conosco nesse artigo a importância de uma boa internet principalmente nesses tempos de distanciamento social que ainda vivemos.

A importância do acesso à Internet durante o distanciamento social

Quando o distanciamento e isolamento foram impostos para conter a propagação do vírus SARS-CoV2, a oferta de educação mudou para online. O governo reconheceu que isso representava um problema para aqueles que não tinham acesso à Internet.

No isolamento, a maioria das pessoas só consegue trabalhar se puderem fazê-lo online. Quem não tem acesso online nem sequer consegue candidatar-se a vagas que lhe permitam trabalhar pela Internet.

O que é uma boa velocidade de Internet para navegar na Web?

No geral, a navegação na web requer relativamente pouca largura de banda, embora uma conexão um pouco mais rápida seja necessária para vídeos.

Ao escolher um plano com velocidades de upload e download de dados que atendam às suas necessidades, considere suas atividades diárias na Internet e escolha de acordo. Com um pouco de matemática rápida, você pode determinar o que usar; por exemplo:

O envio de um e-mail somente texto usa apenas cerca de 10 kilobytes (KB);

  • Uma página da web típica pode exigir 1 megabyte (MB) para carregar;
  • Um streaming de áudio usa cerca de 51 MB por hora;
  • Um streaming de vídeo de definição padrão usa 500 MB por hora;
  • Um streaming de vídeo de alta definição usa até 1,6 gigabytes (GB) por hora;

Os usuários que compram menos capacidade de banda larga do que precisam podem ficar desapontados com o resultado.

O que é uma boa velocidade de Internet para streaming de vídeo?

Streaming de vídeo e videoconferência requerem velocidades mais altas. Se isso representar uma boa porcentagem de suas atividades diárias de Internet, você precisará de um serviço de Internet mais rápido com baixa latência.

Um provedor com uma conexão de fibra óptica é a escolha mais rápida e confiável, com o cabo em segundo lugar.

O serviço de Internet de fibra oferece consistentemente baixas taxas de perda de dados e menor latência para garantir interrupções mínimas. O ideal para dois ou mais dispositivos conectados e uso leve a moderado da Internet, a velocidade contratada deve oferecer pelo menos 15 megabits por segundo (Mbps) de velocidade de download. 

Para quatro ou mais dispositivos, 25 Mbps é o mínimo recomendado.

Para dois ou mais usuários que regularmente transmitem vídeo em alta definição ou 4K, usam videoconferência, participam de jogos online ou trabalham em casa, possuir a velocidade de Internet mínima de 50 Mbps faz mais sentido.

Observação: lembrando que estamos falando da fibra óptica, tecnologia de ponta utilizada hoje.

Casas com quatro ou mais pessoas usando quatro ou mais dispositivos conectados certamente desejarão velocidades de download de 25 Mbps ou mais. Dito isso, a maioria dos especialistas recomenda velocidades ainda mais altas, pelo menos 100 Mbps, para residências com alto uso da Internet.

A maioria dos provedores de serviços de internet oferecem a velocidade de banda larga prometida.

O que é uma boa velocidade de Internet para trabalhar em casa?

Trabalhar em casa requer, no mínimo, um serviço confiável de internet para e-mail e um sinal forte de celular ou telefone fixo. Frequentemente, também requer o compartilhamento de arquivos grandes e a participação em videoconferências, ambos os quais usam uma largura de banda considerável.

O Speedtest.net diz que plataformas de videoconferência como Zoom e Google Meet só funcionam bem quando conectadas a uma internet rápida e adequada.

Por sua vez, a Zoom sugere velocidades de download e upload de pelo menos 3 Mbps para videoconferência com múltiplos participantes em alta definição. Pela nossa experiência, se a videoconferência for feita de uma casa em que apenas uma pessoa esteja usando essa internet de 3 Mbps, apenas para isso, normalmente funciona bem.

Mais usuários na casa ou mais dispositivos conectados já dão bastante interferência na videoconferência.

Ao considerar quanta velocidade você precisa, esteja ciente de que o preço promocional baixo pode ser para as velocidades mais baixas de um provedor de serviços de internet. 

Certifique-se também de que as velocidades de download e upload que você realmente obtém são as esperadas, nós da Tecnet levamos até você internet de qualidade com larguras de banda de acordo com a que você precisar. Contate-nos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Já está indo?

Quer ficar por dentro dos nossos sorteios e promoções? Preencha os campos abaixo