internet consegue conectar pessoas do mundo inteiro

A Internet Consegue Conectar Pessoas do Mundo Inteiro

Todos nós reconhecemos a tecnologia móvel como a verdadeira virada de jogo na criação do mundo como o vivemos hoje. A verdade oculta, porém, é que não haveria smartphone sem a revolução da Internet. Somos o resultado desta revolução.

Com a internet basicamente em tudo, temos a chance de estar conectados com aparelhos digitais, carros, computadores e pessoas. A utilização da internet pode conectar pessoas de todos os lugares do planeta, algo impossível antigamente e isso é algo incrível.

Você consegue imaginar sua vida sem a Internet?

Podemos começar com uma pergunta simples: Você consegue imaginar sua vida sem a Internet? Basta fechar os olhos por um momento e pensar sobre como era a vida antes da web. Você mal consegue se lembrar daquela época se você nasceu e cresceu antes da Internet. Se você é um nativo digital, essa tarefa é simplesmente impossível.

A geração do milênio – também conhecida como clientes digitais – nunca experimentará um mundo sem conectividade e dispositivos móveis. Sim, ainda existem (pequenas) áreas em nosso planeta sem fios e cabos, mas – pelo menos para nós que vivemos em países desenvolvidos – é difícil imaginar uma vida antes do Google, Amazon, Apple ou Facebook.

Se você pesquisar no Google, encontrará toneladas de pesquisas sobre a vida sem a Internet. A Internet ainda é relativamente jovem (acabou de comemorar seu 32º aniversário em 2021) e, no entanto, a conectividade já produziu efeitos duradouros. Tudo começou com um cabo conectado à linha telefônica, e agora temos o mundo inteiro na palma da nossa mão.

Houve um momento exato que mudou as coisas para sempre, foi quando a Internet saiu de nossa casa, e começou a ser utilizada nos smartphones.

Em outras palavras, quase 59,5% da população mundial já está online, em casa e em dispositivos móveis.

Cada atividade de nossa vida diária é influenciada pela internet:

  • Mais de 50 milhões de conteúdos são compartilhadas todos os dias;
  • Mais de 1 bilhão de sites estão online;
  • Mais de 50 bilhões de peças de conteúdo são compartilhadas no Facebook a cada mês;
  • Mais de 15 bilhões de itens foram vendidos na Amazon em 2021, com 40% deles vendidos por terceiros.
internet consegue conectar pessoas do mundo inteiro

O que é verdade para as pessoas é, ainda mais, verdade para as organizações. A maneira como você faz negócios hoje é completamente diferente das melhores práticas consideradas óbvias há apenas uma década. Todas as certezas desapareceram repentinamente, lavadas de um fluxo de conectividade. A Internet trouxe vantagens, mas também oportunidades enormes, para aqueles que são capazes de responder em tempo hábil e desbloquear o poder das tecnologias emergentes.

Pesquisas

Aonde você vai quando está coletando informações sobre um produto ou procurando uma resposta? Google, é claro. A Internet tornou-se a principal fonte de informação e os motores de pesquisa a principal porta de acesso. 

Graças ao smartphone, você tem o conhecimento completo no bolso. Educação, ensaios, comparação de produtos, dicas de auto aperfeiçoamento, detalhes técnicos, dietas, faça você mesmo, a Internet tem de tudo. Se você é uma marca, precisa estar presente com conteúdos significativos.

Facilidade de comunicação com pessoas do mundo inteiro

Você ainda se lembra de telefonemas e cartas? Assistimos a uma evolução complexa na forma como nos conectamos com outras pessoas e empresas. Primeiro vieram as salas de bate-papo e fóruns, depois especialmente depois da disseminação dos smartphones, as redes sociais e comunidades online. 

A comunicação face a face ainda é importante, mas cada vez mais contamos com amplos círculos de estranhos para decidir o que fazer e o que comprar. Na era móvel, a comunicação significa construir redes.

E de uma maneira geral, a internet pode conectar você até mesmo com um parente ou amigo que vive do outro lado do mundo de uma maneira muito mais fácil.

Compras online

O sucesso da Amazon e mercados online diz que visitar o local físico de uma loja não é mais obrigatório se você quiser fazer uma compra. Comprar um determinado item parece uma jornada entre canais: você pode ver um produto na loja, pesquisar informações online, comparar preços entre varejistas, fazer a compra no aplicativo e retirá-lo na loja. A ruptura do setor varejista sempre implica na renovação da experiência do cliente varejista.

Viagens

Não faz muito tempo, a essência da viagem era a ideia de descoberta. Ainda está? Hoje, você pode saber tudo sobre um lugar antes mesmo de sair de casa. E o planejamento nunca foi tão fácil e barato: você tem sites para obter informações, aplicativos móveis para descontos e ofertas em tempo real, realidade virtual para uma imersão 3D completa. Mesmo quando você está lá, a tecnologia móvel está lá para você: Uber para transferências acessíveis, Airbnb para estadias baratas, Google Maps para encontrar o caminho, TripAdvisors para restaurantes gourmet. Quem mais precisa de agências de viagens?

Entretenimento

Lembra quando você teve que ir a uma locadora para alugar um VHS, esperando que o filme que você estava procurando ainda não tivesse sido alugado? Isso é passado Com a Internet, você tem tudo de que precisa em um só lugar e raramente precisa de algo físico (por exemplo, um DVD) para aproveitar. 

internet consegue conectar pessoas do mundo inteiro

Com o surgimento das smart TVs e a nova geração de consoles de jogos, tudo o que você precisa é de uma conexão, seja streaming de filmes (Netflix), música (Spotify), experiência esportiva ou conteúdos personalizados sob demanda.

Serviços financeiros

Era uma vez que as pessoas tinham que ir ao banco para verificar as operações financeiras mais básicas. Isso foi antes do surgimento do banco online, antes da desintermediação. Antes da ‘Uberização’ do banco de varejo. As tendências da tecnologia forçaram as instituições tradicionais a enfrentar o desafio da evolução, transformando contas genéricas em seres humanos reais. 

O que eles devem fazer agora é parar de se concentrar em produtos e dinheiro e começar a se preocupar com a experiência do cliente de banco de varejo. Em nome da inovação (carteiras móveis, pagamentos com um toque) e personalização.

Relacionamentos

Você não precisa conhecer alguém para amá-lo. Você não precisa sentir a pressão de jogar todas as cartas em poucos minutos enquanto espera o ônibus. Agora você pode encontrar o amor da sua vida – ou pelo menos fazer novos amigos – simplesmente baixando um aplicativo e preenchendo um perfil. 

Seja namoro ou construção de relacionamentos profissionais, há um lugar para você online. Essa evolução tem consequências para as empresas: as pessoas agora contam com um círculo de confiança mais amplo, outras pessoas que mal conhecem e que podem influenciar suas decisões de uma forma ou de outra.

Cuidados com a saúde

Na era da Internet, todo mundo é médico. Embora você não deva confiar no que lê online, ao sentir algum tipo de sintoma, é inegável que a tecnologia mudou a experiência médica e a relação entre médicos e pacientes. 

Marketing

Quando a forma como comunicamos muda, as técnicas de marketing mudam de acordo. Se você tentar empregar ideias de marketing tradicionais no mundo de hoje, logo reconhecerá que estão desatualizadas e ineficientes. O motivo é simples: os clientes mudaram, seu comportamento de compra mudou. 

Mesmo quando estão na loja, eles acessam a Internet para comparar produtos. O sucesso do marketing de proximidade deve-se à necessidade (para as empresas) de envolver os clientes com conteúdos contextuais e encantá-los com experiências significativas e personalizadas.

Para cada necessidade que você tem, para cada desafio que você enfrenta, a internet tem a solução adequada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Já está indo?

Quer ficar por dentro dos nossos sorteios e promoções? Preencha os campos abaixo