melhor roteador

Como Escolher o Melhor Roteador Para Sua Casa

Estar online a qualquer hora e em qualquer lugar é uma nova necessidade básica. Estamos acostumados com a Internet em casa, no trabalho, em nossos telefones, com Wi-Fi em centros comerciais, cafés e até em parques. 

Anteriormente, um modem simples era suficiente para os usuários, mas agora as necessidades mudaram drasticamente. Qual roteador Wi-Fi escolher em casa? Quais recursos procurar?

Um jogador joga online 24 horas por dia, 7 dias por semana, um blogueiro de estilo de vida passa 80% do tempo de tela do smartphone no Instagram; uma dona de casa não perde uma única série do seu programa favorito, um desenvolvedor remoto trabalha para uma empresa de TI, cada um deles tem diferentes solicitações de velocidade, qualidade e tráfego da Internet.

Quando um marido joga jogos online depois do trabalho, a esposa posta em um blog no Instagram e assiste a um filme na Smart TV, e os filhos fazem vídeos para o TikTok e o YouTube, o roteador passa por uma carga significativa. E se a conexão “fica mais lenta”, não é por causa do provedor e da qualidade da conexão, mas o motivo pode estar no dispositivo por meio de todos os gadgets estão conectados.

Atualmente, os roteadores são como computadores independentes com uma interface pessoal e um painel de administrador, um processador e RAM. Além da função de “distribuição” da Internet, são acrescentados recursos adicionais. Portanto, a funcionalidade e os recursos dos modelos de diferentes fabricantes podem ser muito diferentes.

O que é útil procurar ao escolher um roteador? E como escolher o roteador Wi-Fi certo para casa?

Tipo de conexão

O tipo de tecnologia de conexão (tipo de conexão WAN) depende do método de conexão:

melhor roteador
  • Ethernet é a melhor solução para quem está conectado à Internet não por telefone, mas por cabo. Esse tipo é compatível com quase todos os roteadores;
  • ADSL – um roteador que pode ser conectado a um cabo que sai do telefone;
  • 3G / 4G – portas USB são necessárias para uma operação bem-sucedida, roteadores com suporte para modems 3G / 4G fornecem melhor cobertura e velocidade de transferência de dados.
  • A melhor solução é quando o roteador oferece suporte a vários tipos de conexão.

Taxa e frequência

Em casas modernas, mais de 2 dispositivos são geralmente conectados ao roteador ao mesmo tempo, então a taxa mínima para um flat é de 300 Mbit / s. E um roteador que oferece velocidade de até 1 GB.

A frequência pode ser 5 ou 2,4 GHz. Com uma área pequena da sala e uma baixa carga de rede, 2,4 GHz é o suficiente, mas para um sinal estável para vários dispositivos, é melhor usar um roteador que suporte duas bandas Wi-Fi ao mesmo tempo – 5 e 2,4 GHz .

O suporte para a banda de 5 GHz é necessário se você usar torrents, jogar jogos online e assistir a streams ou transmissões. Alguns dispositivos mais antigos (por exemplo, laptops) podem não ser compatíveis, mas qualquer roteador de 5 GHz oferecerá suporte automaticamente a 2,4 GHz.

Alcance e capacidade

A escolha da capacidade depende da área da casa, ou seja, da faixa necessária do roteador. Se uma conexão estável for necessária em uma grande casa de campo, será necessário um roteador mais potente do que para um apartamento de um quarto. 

Vale a pena considerar não só a área da sala, mas também a espessura e o material das paredes, bem como a presença de obstáculos adicionais. Preste atenção às antenas.

Padrões de Wi-Fi

O padrão Wi-Fi usado no dispositivo determina a taxa de transmissão de dados para dispositivos conectados sem fio. Padrões existentes:

  • 802.11 n
  • 802.11 ac
  • 802.11g
  • 802.11 b

É melhor escolher um roteador universal que funcione de acordo com todos os padrões. Se o dispositivo não suportar todos os formatos, um roteador sem fio com Wi-Fi 802.11 não funcionará se você pretende usar o dispositivo por um longo período. 

Este padrão fornece uma velocidade menor do que CA e está sendo gradualmente eliminado. A versão Wi-Fi 802.11 ac é compatível com todas as anteriores.

Funções

melhor roteador

Além da opção de distribuição de wi-fi, os fabricantes estão tentando oferecer oportunidades excedentes aos usuários, isso pode ser o uso de vários provedores em um dispositivo, suporte para IPTV, download de arquivos diretamente do roteador para um HD externo via USB ou VPN diretamente no roteador.

Roteador IoT em Smart Home: mais do que um roteador Wi-Fi

Roteador IoT se destaca entre a variedade de roteadores por sua versatilidade. Funciona tanto em canal fixo de Internet quanto em rede 3G / 4G / 5G, suporta duas bandas Wi-Fi, 2,4 e 5 GHz. 

O roteador IoT combina as funções de um roteador Wi-Fi e um smart home center, é equipado com uma bateria embutida para 6 horas, o que permite funcionar não só da rede elétrica, mas também sem ela, e um cartão SIM slot torna o dispositivo completamente autônomo e sem fio. Também possui uma antena LTE para acesso ininterrupto à Internet.

Recursos

Centro de controle de casa inteligente, conecte mais de 100 dispositivos inteligentes

Acesso reativo à Internet (Wi-Fi 2,4 / 5 GHz), suporte para rede 3G / 4G, módulo LTE

Bateria embutida (até 6 horas sem recarga) e slot para cartão SIM

Conector tipo C para carregamento portátil rápido

Iluminação LED RGB multifuncional

O roteador inteligente tem um design elegante e lacônico que permite que o dispositivo se encaixe em qualquer interior:

Ainda está se perguntando qual roteador escolher para Internet e casa inteligente?

O roteador, devido às suas características, é adequado não só para um apartamento, mas também para uma casa de campo. A bateria permite que você trabalhe sem conectar à rede por até 6 horas. 

Isso garante um acesso estável à Internet, mesmo em caso de queda de energia que ocorra fora da cidade. O slot de cartão SIM integrado torna o roteador inteligente totalmente sem fio e autônomo e basta inserir um cartão SIM de qualquer provedor para funcionar.

Utilizando essas dicas você consegue escolher um roteador que atenda a todas as necessidades e também as de sua família, sem qualquer tipo de travamento ou problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Já está indo?

Quer ficar por dentro dos nossos sorteios e promoções? Preencha os campos abaixo