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Como Saber se Estou Recebendo a Internet Contratada?

Se sua Internet tem estado em buffer recentemente ou você está preocupado em não estar obtendo a velocidade pela qual está pagando, provavelmente você foi aconselhado a fazer um teste de velocidade.

Você pode descobrir sua velocidade de download, velocidade de upload e tempo de ping – mas o que esses dados significam e como você pode usá-los para melhorar sua internet?

Veja como entender os resultados do seu teste de velocidade e também as etapas que você pode seguir para aumentar sua rede doméstica.

Quais dados um teste de velocidade informa?

A execução de um teste de velocidade diz basicamente três coisas:

Velocidade de download – Uma medida de quão rapidamente os dados ou conteúdo podem ser transferidos para o seu dispositivo pela rede. Medido em Mbps.

Exemplo: transmitir um programa de TV ou filme no Netflix

Velocidade de upload – Uma medida de quão rápido seu dispositivo pode fazer upload de dados ou conteúdo pela rede. Medido em Mbps.

Exemplo: postar uma foto no Instagram ou publicar um vídeo no YouTube

Ping – Um sinal enviado para medir a latência, ou o tempo que leva para os dados viajarem de um dispositivo em uma rede para um dispositivo em outra rede. Medido em milissegundos.

Como posso garantir que estou recebendo dados precisos?

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Os resultados do seu teste de velocidade serão precisos para aquele momento no tempo. A melhor maneira de obter uma imagem completa da velocidade da Internet, porém, é realizar vários testes. Por exemplo:

Execute um teste em várias conexões  

Executar um teste de velocidade em Wi-Fi, que normalmente é uma conexão mais fraca, pois está sendo transmitido pelo ar, produzirá resultados diferentes do que executar um teste em um cabo Ethernet.

Faça um teste com apenas um ou vários dispositivos 

O número de dispositivos conectados à sua rede afetará suas velocidades. Execute um teste com apenas um dispositivo conectado à rede e execute outro teste com vários dispositivos conectados à rede.

Faça um teste em horários diferentes do dia 

as velocidades também podem flutuar ao longo do dia, especialmente para assinantes de Internet a cabo que compartilham largura de banda com outros usuários em sua área. Seus testes podem revelar que sua velocidade diminui durante o horário de pico da Internet, mas pode diminuir durante os horários de pico.

Faça um teste de velocidade em salas diferentes

A intensidade do sinal sem fio enfraquece à medida que você se afasta do roteador. Tente executar um teste de velocidade na mesma sala que o roteador e em outras mais distantes para ver se e enquanto os resultados variam.

Execute um teste de velocidade enquanto realiza atividades diferentes 

Executar um teste de velocidade ao realizar atividades diferentes (como ouvir música x transmitir um programa de TV x jogar um jogo online) pode ajudá-lo a identificar se as velocidades mais lentas estão relacionadas ao conteúdo.

O que devo fazer com esses dados?

Se os resultados do seu teste de velocidade correspondem às velocidades anunciadas do seu plano, então você está bem. Suas velocidades reais devem estar dentro de 80% das velocidades anunciadas de seu plano ao executar um teste usando um cabo Ethernet e nenhum outro dispositivo conectado.

Se você não estiver obtendo essas velocidades, no entanto, existem algumas ações que você pode realizar para tentar aumentar a velocidade da Internet.

Recomendações gerais para melhorar suas velocidades

Reinicie o modem e o roteador – como qualquer pessoa de TI dirá, desligá-lo e ligá-lo novamente é um bom primeiro passo. Na verdade, alguns provedores de serviços de Internet (ISPs) recomendam a reinicialização do roteador a cada poucos meses.

Baixe todas as atualizações de software ou firmware – Se o seu modem ou roteador não tiver sido atualizado recentemente, pode ser que o seu equipamento precise do software mais recente para funcionar corretamente. Consulte o guia do usuário para saber como verificar se há atualizações.

Certifique-se de que não haja bagunça – se algo estiver bloqueando seu roteador, pode não ser capaz de transmitir o sinal tão forte quanto antes. Limpe qualquer desordem para garantir que seu roteador tenha espaço livre ao redor.

Verifique novamente quem está acessando sua rede – Sempre existe a possibilidade de um vizinho estar pegando carona em sua rede. Se você suspeitar que seja esse o caso ou puder monitorar o acesso em um aplicativo e ver os dispositivos autorizados, altere sua senha e analise todas as suas configurações de segurança.

Possíveis cenários de baixa velocidade

Existem vários cenários possíveis que podem resultar em velocidades mais lentas. É aqui que a execução de vários testes de velocidade e uma pequena investigação pode ajudá-lo a determinar se é um problema com o seu provedor ou outra coisa.

Cenário no. 1: Suas velocidades são boas em uma conexão com fio, mas são mais fracas em uma conexão Wi-Fi.

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O que fazer: primeiro, é comum que as velocidades do Wi-Fi sejam mais lentas. No entanto, se as velocidades do seu Wi-Fi forem significativamente reduzidas (menos da metade da velocidade pela qual você está pagando), é hora de olhar para o seu equipamento. 

Seu provedor pode precisar emitir um roteador mais recente ou, se você adquiriu seu próprio roteador Wi-Fi, pode não ser compatível com seu provedor ou plano.

Cenário 2: Suas velocidades são boas quando apenas um dispositivo está conectado, mas lentas quando vários estão online ao mesmo tempo.

O que fazer: existem realmente apenas duas opções aqui 

1) apenas conecte seus dispositivos enquanto os estiver usando e desconecte quando terminar, ou 

2) aumente a velocidade da Internet. Conforme você adiciona mais dispositivos à sua rede doméstica, eles exigem mais largura de banda. Ligue para seu provedor para obter um plano mais rápido ou considere mudar para um novo provedor com níveis de velocidade mais altos.

Cenário nº 3: suas velocidades são boas durante o dia, mas são reduzidas entre 19h e 23h

O que fazer: infelizmente, não há muito que você possa fazer além de tentar estar online em horários diferentes durante o dia, pois é o horário de pico de uso da Internet. 

Se você tiver uma conexão de Internet a cabo, no entanto, e suas velocidades forem drasticamente reduzidas durante o horário de pico da Internet, você pode querer considerar mudar para uma conexão DSL ou de fibra óptica onde você não compartilhará largura de banda.

Cenário 4: Suas velocidades são boas na mesma sala que o roteador, mas mais fracas à medida que você se afasta.

O que fazer: o Wi-Fi irregular ou inconsistente de cômodo para cômodo normalmente é menos um problema de velocidade e mais um problema de distância. Primeiro, considere reposicionar seu roteador Wi-Fi para que fique em um local centralizado e não seja obstruído por paredes grossas ou outras bagunças. Se isso não ajudar, considere um roteador Wi-Fi de longo alcance ou uma rede mesh que pode ajudar a estender seu sinal.

Cenário 5: Suas velocidades são boas durante a navegação, mas diminuem durante o streaming de TV ou jogando um jogo online.

O que fazer: há duas coisas que podem estar acontecendo aqui. A primeira é que você pode não ter o plano apropriado para suas atividades online. Por exemplo, streaming do Netflix em definição padrão é bom em um plano de 5 Mbps; no entanto, se você estiver tentando assistir TV 4K no mesmo plano, terá problemas de buffer. 

Além disso, jogar jogos online pode exigir velocidades de download maiores do que as que você está obtendo atualmente. A outra opção é que seu ISP pode estar limitando sua internet durante certas atividades ou se você ultrapassou seu limite de dados.

Última opção de recurso

Se você estiver obtendo resultados de teste de velocidade insatisfatórios em uma conexão com fio ou seguir várias dessas sugestões reinicializar seu equipamento, reposicionar seu roteador, desconectar dispositivos, ficar online fora dos horários de pico, etc. Se ainda estiver com baixa velocidade resultados do teste pode ser hora de ligar para o seu provedor.

Documente todos os resultados do seu teste de velocidade, bem como as diferentes variáveis ​​sob as quais você testou as velocidades, e informe-os de que você não está obtendo o que está pagando.

Na maioria dos casos, o provedor de serviços de internet deve resolver o problema para que possam mantê-lo como cliente. No entanto, se o seu provedor não puder ou não quiser trabalhar com você, pode ser hora de comprar um plano de internet melhor.

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