WI-FI

Como Trocar a Senha do Seu Wi-Fi no Computador e no Celular

Como muitas pessoas possuem dúvidas em como trocar as senhas do Wi-Fi que estão logadas em seu computador e seu celular, decidimos fazer um artigo para mostrar algumas dicas importantes em como você realiza esses procedimento e assim trocar as senhas quando desejar, seja por segurança ou porque perdeu ou esqueceu a mesma. Vamos lá.

Todo o processo de alteração do nome e da senha da rede Wi-Fi pode ser dividido em quatro etapas principais:

  • Obtenha o endereço IP do seu roteador 
  • Faça login em seu roteador usando um navegador padrão 
  • Configure sua rede sem fio 
  • Teste sua nova configuração de rede 

Essas etapas são muito simples, mas há um pouco de variação dependendo de alguns pontos a serem verificados, como o tipo de dispositivo que você está usando para se conectar. Continue lendo para uma análise mais detalhada dessas etapas.

Dica profissional:

Todos os roteadores independentes e gateways sem fio fornecem uma interface da web para que você possa alterar as configurações. No entanto, o fabricante do roteador também pode fornecer um aplicativo móvel que permite que você altere o nome da rede e a senha facilmente a partir do seu telefone ou tablet. Use o aplicativo móvel, se disponível, e pule para a parte de teste deste guia.

Obtenha o endereço IP do seu roteador

A primeira etapa é conectar-se ao roteador para acessar suas configurações.

Parte 1: conexão sem fio ou com um cabo

Se você estiver configurando um novo roteador pela primeira vez, geralmente há um cabo Ethernet na caixa que permitirá a você conectar um dispositivo diretamente ao seu roteador. Esta é provavelmente a maneira mais fácil de configurar as coisas, mas às vezes isso não funciona. 

WI-FI

Muitos laptops finos, como MacBooks, não têm portas Ethernet e exigem um adaptador USB para uma conexão com fio à rede. Às vezes, é mais conveniente usar um telefone ou outro dispositivo móvel.

Para se conectar sem fio, você precisará do nome de rede e da senha padrão do roteador. Eles podem ser encontrados no manual de instruções e, às vezes, no próprio roteador, impressos em um adesivo ou etiqueta. A rede costuma ser rotulada como “SSID”.

Se estiver alterando as configurações em uma rede que já está configurada, você não precisa dessas informações padrão e pode apenas se conectar à rede com o nome e a senha que costuma usar.

Parte 2: Encontre o endereço IP padrão do seu roteador

Em seguida, você precisará do endereço IP do seu roteador. Existem várias maneiras de fazer isso, dependendo do tipo de dispositivo que você está usando:

  • Windows 10
  • macOS 
  • iOS 14 / iPadOS 14
  • Android

Muitos aplicativos móveis desenvolvidos para analisar redes, como o Network Analyzer, facilitam a localização do endereço IP do seu roteador. Usar um aplicativo também é uma maneira útil de encontrar o endereço IP do roteador usando um dispositivo Android.

Faça login no seu roteador usando um navegador

Configure sua rede sem fio

Depois de fazer login no roteador, você descobrirá rapidamente que existem muitas configurações que você pode ajustar. No entanto, vamos nos concentrar em apenas dois: seu nome de rede e senha.

Parte 1: Altere o nome da sua rede

O nome da sua rede, geralmente conhecido como SSID, é como as pessoas verão sua rede quando estiverem procurando por redes Wi-Fi em seus dispositivos. Por padrão, geralmente será o nome do fabricante do roteador com alguns números adicionados. 

Você pode alterar isso para o que quiser, desde que seja um nome que você reconheça rapidamente, especialmente se estiver em uma área urbana onde há muitas redes Wi-Fi sobrepostas.

As instruções a seguir são baseadas em um roteador Linksys, portanto, podem ser diferentes do que você vê na tela.

  • Etapa 1: Clique em Configurações de Wi-Fi listadas à esquerda em Configurações de Wi-Fi.
  • Etapa 2: digite um novo nome no campo de texto ao lado de Nome do Wi-Fi. Faça isso para as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, mas certifique-se de que sejam diferentes.
  • Etapa 3: Clique no botão Aplicar.

Parte 2: Configure a segurança da sua rede

Depois de nomear sua rede, você deseja protegê-la com uma boa senha para que os transeuntes não possam roubar seu Wi-Fi ou, pior, usar sua rede para distribuir malware para seus dispositivos.

Dica profissional:

Quer manter sua rede doméstica segura? Confira os melhores roteadores domésticos para segurança.

Existem várias opções de protocolos de segurança, incluindo simplesmente deixar sua rede aberta, mas a melhor opção é WPA2, também conhecido como WPA2-PSK ou AES. Isso permite que você coloque uma senha em sua rede.

Como acontece com qualquer senha que você usa com frequência, certifique-se de que seja algo de que possa se lembrar. Além disso, é importante não usar uma senha que você também usa para sites importantes, especialmente se você for distribuí-la para convidados que desejam usar seu wi-fi.

As instruções a seguir são baseadas em um roteador Linksys, portanto, podem ser diferentes do que você vê na tela.

  • Etapa 1: Clique em Configurações de Wi-Fi listadas à esquerda em Configurações de Wi-Fi.
  • Etapa 2: Clique na seta de download ao lado de Modo de segurança e selecione WPA2 Pessoal no menu suspenso. Faça isso para as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz.
  • Etapa 2: digite uma nova senha no campo de texto ao lado de Senha do Wi-Fi . Faça isso para as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, mas certifique-se de que sejam diferentes.
  • Etapa 3: Clique no botão Aplicar.

Teste suas novas configurações de rede

Agora você atualizou o nome e a senha da rede Wi-Fi. Mas antes de embalar seu laptop e começar a trabalhar, você deve verificar novamente para ter certeza de que tudo está funcionando.

Parte 1: Teste a conexão sem fio

Pegue um dispositivo e encontre seu novo nome de rede na lista de redes disponíveis. Digite sua nova senha para certificar-se de que você pode se conectar sem fio. 

WI-FI

É melhor descobrir agora do que ter que começar o processo novamente quando você estiver atrasado para uma reunião do Zoom.

Parte 2: reconecte outros dispositivos

Agora que você atualizou o nome e a senha da rede, todos os dispositivos que estavam conectados anteriormente à sua rede Wi-Fi precisarão de suas informações atualizadas para que possam se reconectar. 

Lembre-se de que isso não inclui apenas todos os seus computadores e dispositivos móveis, mas também TVs inteligentes, termostatos inteligentes, sistemas de segurança e quaisquer outros dispositivos que usam sua rede Wi-Fi para se conectar.

A sua nova rede Wi-Fi doméstica é muito lenta? Consulte nosso guia sobre como aumentar a velocidade de sua casa Wi-Fi.

Atualize a senha usando o aplicativo de sua operadora de internet

Muitas operadoras oferecem aplicativos móveis para que você possa pagar facilmente sua conta, adicionar ou remover serviços e gerenciar o roteador ou gateway sem fio. As instruções a seguir são baseadas no serviço de Internet a cabo como um exemplo, portanto, podem ser diferentes do que você vê no aplicativo de sua operadora.

Dica profissional:

Se você tiver o gateway sem fio, mas estiver usando um roteador adquirido em uma loja, essas instruções se aplicam apenas se você ainda estiver usando o Wi-Fi do gateway. 

Vá para a primeira seção deste guia para obter instruções sobre como fazer alterações em seu roteador comprado em uma loja.

  • Etapa 1: Abra o aplicativo 
  • Etapa 2: Toque no ícone Serviços exibido na parte inferior da tela
  • Etapa 3: toque em Atualizar 
  • Etapa 4: digite um novo nome de rede, uma nova senha ou ambos
  • Etapa 5: toque em Salvar alterações 

Com certeza utilizando nossas dicas sobre como trocar a senha do seu WI-FI no computador e no celular você vai saber fazer as operações de uma maneira muito mais fácil e vai conseguir trocar a sua senha quando desejar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Já está indo?

Quer ficar por dentro dos nossos sorteios e promoções? Preencha os campos abaixo