Latência e Sua Influência na Conexão

Entenda o Que é a Latência e Sua Influência na Conexão

A latência, também chamada de ping, mede quanto tempo leva para o seu computador, a internet e tudo mais, para responder a uma ação que você executa (como clicar em um link). 

Para a maioria de nós, a latência não afetará o streaming de vídeo, e o áudio do Spotify ou a navegação no Instagram. Mas se você joga ou usa Internet via satélite, a latência pode ter um grande impacto em sua experiência online.

“Se você joga ou usa Internet via satélite, a latência pode ter um grande impacto em sua experiência online.”

Esse atraso entre o âncora do noticiário no estúdio e o repórter é igual à latência que você experimenta online. Apenas, você é o âncora do noticiário, e o link que está criando na esperança de abrir aquela receita de sorvete caseiro imperdível é o repórter em cena.

Em outras palavras, a latência afeta a capacidade de resposta da sua conexão com a Internet, vídeo ou jogo.

O que causa a latência?

A latência é afetada por vários fatores: distância, atraso de propagação, tipo de conexão à Internet, conteúdo do site, Wi-Fi e seu roteador.

Alguns desses fatores podem ser corrigidos, enquanto outros são apenas parte da experiência online de todos. Portanto, se você está se perguntando por que sua latência é tão alta, aqui estão alguns prováveis ​​culpados.

Distância

A distância geralmente é a principal causa da latência  neste caso, refere-se à distância entre o seu computador e os servidores dos quais o seu computador está solicitando informações.

Atraso de propagação

Muito rápido, vamos falar sobre propagação. Na física, a propagação é “o envio ou difusão de ondas de luz ou som, movimento, etc.”  Quando estamos falando de internet, a propagação é a ação de enviar seus pacotes de dados para um servidor.

Seu pacote de dados → o servidor

Latência e Sua Influência na Conexão

Isso nos leva ao  atraso de propagação:  é quanto tempo leva para seus pacotes de dados chegarem a ele. (Mas não inclui o tempo que leva para cruzar a distância total de volta ao computador,  esse é o tempo de ida e volta.) O atraso de propagação é apenas uma peça do quebra-cabeça quando se trata de quanta latência você experimenta.

Tipo de conexão de Internet

O tipo de conexão com a Internet também pode influenciar na alta ou na baixa latência. Para a maior parte, a Internet DSL, cabo e de fibra tende a ter latência mais baixa, enquanto a Internet por satélite tende a ter latência mais alta.

  • Latência por tipo de conexão 2,3
  • DSL:  24-42 ms
  • Cabo:  15-27 ms
  • Fibra:  10-15 ms
  • Satélite:  594-612 ms

O que há em um site

Você já clicou em um link e esperou vários minutos para que o site carregasse muitos GIFs, anúncios ou imagens grandes? Sim, você acabou de experimentar a latência graças a alguém espalhando memes por toda a página do site.

Se um site abriga muitos arquivos grandes, como imagens ou vídeos em HD, ou vários anúncios de terceiros, seu navegador da web tem que baixar todos esses arquivos e anúncios para mostrá-los a você. E se esses arquivos ou anúncios estiverem hospedados em um servidor que está longe de você, vai haver um pouco de latência graças à distância.

Cabo Wi-Fi x Ethernet

Se você quiser reduzir sua latência tanto quanto for humanamente possível, você vai querer usar um cabo Ethernet para se conectar à Internet.

O Wi-Fi afeta a latência?

O Wi-Fi é ótimo, sim, mas seu sinal wireless é mais suscetível a ruídos, o que significa que seus pacotes de dados provavelmente precisam ser reenviados ou retransmitidos, se forem perdidos.

O Wi-Fi também tem que passar por mais alguns obstáculos, como protocolos de criptografia, para viajar para frente e para trás de seu computador. E geralmente, esses sinais sem fio enfraquecem, ou perdem força, com a distância mais rápido do que uma conexão Ethernet.

Seu roteador

Um roteador antigo e lento pode bloquear a conexão do seu computador com o modem do seu provedor de Internet, quer você use uma conexão Wi-Fi ou Ethernet. Isso é especialmente verdadeiro se o seu roteador não suportar a velocidade da Internet pela qual você está pagando ou se você tiver várias pessoas e dispositivos conectados ao roteador ao mesmo tempo.

Atualizar para um novo roteador pode diminuir sua latência, mas, infelizmente, provavelmente não terá um impacto muito grande.Qual é a diferença entre latência e largura de banda?

Latência é uma medida de quanto tempo leva para o computador enviar sinais a um servidor e, em seguida, receber uma resposta. Por ser uma medida de atraso, você deseja que a latência seja a mais baixa possível.

A largura de banda mede a quantidade de dados que sua conexão de internet pode baixar ou carregar por vez. Às vezes, a largura de banda se confunde com a velocidade de download, mas a velocidade da Internet e a largura de banda não são exatamente as mesmas.

Você pode pensar na largura de banda como um canudo. Digamos que você peça um saboroso milk-shake de chocolate, mas o garçom lhe deu um canudo normal por engano. O canudo regular é como uma largura de banda baixa. 

Você não pode engolir muito milk-shake de chocolate por aquele canudo, da mesma forma que não pode baixar muitos dados com largura de banda baixa. Mais largura de banda reduz a latência?

Latência e Sua Influência na Conexão

Sim, mais largura de banda pode reduzir a latência, pois há um pipeline mais amplo para que mais dados trafeguem, o que reduz a chance de atrasos nos pacotes de dados.

E, por outro lado, a alta latência também pode criar um gargalo que reduz sua largura de banda efetiva – pelo menos até que esses pacotes de dados atrasados ​​cheguem.

O que é uma boa latência?

Qualquer latência de 100 ms ou menos é considerada decente. Mesmo a 100 ms, você pode jogar a maioria dos jogos online sem muita frustração.

A baixa latência é especialmente crítica se você estiver jogando um jogo de tiro em primeira pessoa como Call of Duty ou qualquer outro jogo em que o tempo seja crítico (como  League of Legends  ou  Need for Speed ).

A latência de 4 ms é boa?

Uma latência de 4 ms é  excelente. Ficamos com inveja se você tem esse tipo de ping.

A latência de 20 ms é boa?

Sim, 20 ms é considerado uma grande latência. Contanto que sua latência seja inferior a 100 ms, você não deve notar nenhum atraso.

A latência de 200 ms é ruim?

Uma latência de 200 ms tornará alguns jogos ou atividades online frustrantes. Mesmo em jogos em que o tempo não é crítico.

O elástico é onde seu personagem no jogo corre em direção a um local, então parece pular para trás alguns segundos depois, quase como se estivesse preso a um elástico gigante que se soltou.

A gagueira é semelhante ao elástico, mas em vez de voltar à posição em que estava há alguns segundos, seu personagem irá congelar no lugar e pular para o local que você estava procurando. Quase parece que você está se teletransportando alguns passos a cada poucos segundos.

Como você conserta alta latência?

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para corrigir alta latência. Dê uma olhada:

  • Desative todos os downloads e verifique se há algum download em segundo plano.
  • Feche todos os aplicativos ou guias do navegador não utilizados.
  • Verifique se há malware. 
  • Use um cabo Ethernet para conectar seu dispositivo ao roteador ou modem, se possível.
  • Se você não pode usar um cabo Ethernet, pode investir em um sistema mesh Wi-Fi, como o Google Nest Wi-Fi.
  • Atualize o firmware do roteador e do modem – firmware desatualizado pode até causar velocidades lentas de internet.

Com certeza utilizando todas essas dicas sobre a latência, você vai conseguir além de melhorar transformar a velocidade da sua internet. Boa Sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Já está indo?

Quer ficar por dentro dos nossos sorteios e promoções? Preencha os campos abaixo