Internet Caindo

Internet Caindo Toda Hora? Confira os Motivos e as Soluções

Esteja você trabalhando em casa, assistindo Netflix ou fazendo compras online, é provável que você confie na sua conexão com a Internet. Portanto, isso pode causar grandes problemas se sua internet cair repentinamente. 

Aqui, procuramos as soluções possíveis e como você pode se proteger contra problemas futuros.

Verifique seus dispositivos

Você pode se conectar à Internet em qualquer um dos seus dispositivos, como um smartphone ou iPad? Nesse caso, você pode simplesmente ter um problema com a máquina que está usando no momento. Desligue o dispositivo e ligue-o novamente para ver se isso ajuda a recuperar a conexão. 

Você pode precisar se reconectar clicando no ícone do Wi-Fi, encontrando sua rede específica e inserindo sua senha. Como alternativa, quando tiver tempo, tente os diagnósticos de rede ou opções de solução de problemas em seu dispositivo para ver se isso sinaliza algum problema específico.

Reinicialize seu roteador

Experimente desligar o roteador e esperar alguns minutos antes de ligá-lo novamente. Frequentemente, uma reinicialização rápida do roteador corrigirá uma queda na conexão. Da mesma forma que qualquer peça de hardware, seu roteador pode ter sofrido um pequeno travamento, digamos, ou superaquecido, e simplesmente exigir uma reinicialização. 

Aproxime-se do roteador

Verifique o ícone de Wi-Fi em seu dispositivo e veja se a intensidade do sinal caiu ou está particularmente fraca. Se você tiver uma única barra, por exemplo, isso pode não fornecer uma conexão forte o suficiente para ficar online. Portanto, se puder, aproxime-se do roteador e veja se isso ajuda. 

Conecte-se

Internet Caindo

Use um cabo Ethernet para aumentar sua conexão. Você pode conectá-lo diretamente ao roteador e conectar-se ao seu laptop ou computador. Em teoria, isso deve fornecer a você uma conexão mais confiável, em vez de depender de Wi-Fi, e pode resolver o problema. 

Contate seu provedor de serviços

Se nada parece estar funcionando, você pode ligar para o seu provedor. Um representante sempre pode orientá-lo sobre quaisquer outras etapas para voltar a ficar online.

Como alternativa, você pode descobrir que há uma interrupção em sua área e detalhes de quando isso será resolvido. 

Alguns provedores oferecem aplicativos que podem ajudar antes de recorrer a uma chamada.

Use um ponto de acesso móvel

Se tiver que esperar para ficar online novamente, você poderá usar a conexão de dados do seu smartphone para criar um ponto de acesso Wi-Fi, conhecido como ‘tethering’. Esta opção está disponível na maioria dos smartphones. 

Basta escolher seu telefone nas configurações de Wi-Fi no computador ou outro dispositivo e inserir sua senha pessoal quando solicitado. Mas cuidado, isso pode consumir os dados do seu telefone e você pode enfrentar custos extras. 

Atualize para um pacote mais rápido 

Se sua conexão continuar caindo, você pode querer aumentar sua velocidade atualizando para outro pacote. Ou, se você não estiver obtendo a velocidade prometida, reclame com seu provedor para obter uma solução. 

Você pode verificar a velocidade que está obtendo usando o verificador de banda larga e móvel do regulador Ofcom.

Substitua o seu roteador

Se o seu roteador for antigo ou não for tão potente quanto alguns outros modelos no mercado, convém adquirir um novo. Pergunte ao seu provedor se ele pode fornecer um roteador de melhor qualidade, sem ter que se inscrever para outro negócio. 

Como alternativa, você pode querer comprar um em outro lugar para substituí-lo. 

Reduza a dependência de sua família

A maioria de nós tem mais de um dispositivo conectado à Internet e, se você tiver vários, isso pode estar afetando sua conexão. É mais provável que isso aconteça se você tiver uma  família cheia de pessoas  tentando se conectar ao mesmo tempo. 

Se você puder, escalone o uso. Mas se isso não for possível, pesquise online ou fale com seu provedor sobre as opções possíveis para aumentar a capacidade de sua conexão. 

Considere mudar de provedor 

Por fim, se você não estiver satisfeito com seu serviço de Internet, pode ser uma boa ideia trocar de provedor. É fácil  comparar pacotes de banda larga  de uma ampla gama de provedores apenas inserindo seu código postal. 

Se você ainda não instalou a banda larga de fibra, agora pode ser a hora de trocar, se ela estiver disponível em sua área. E você pode até optar por um pacote que oferece  dados ilimitados.

A maioria dos negócios de banda larga são contratos de 12, 18 ou 24 meses. Mas é sensato esperar até que o período mínimo do contrato tenha expirado antes de mudar de provedor para evitar taxas pesadas.

Você também pode descobrir que seu provedor existente oferece um negócio melhor, portanto, pode valer a pena entrar em contato como parte do processo de pesquisa. 

Se ainda não o fez, pode agrupar telefone, TV e banda larga em um único pacote. Depois de decidir a opção certa para você, seu novo provedor de serviços deve cuidar do processo, incluindo o cancelamento do contrato existente.

O que são problemas comuns de Internet e Wi-Fi?

Internet Caindo

Se você estiver enfrentando velocidades lentas de internet, existem alguns motivos comuns que podem ser os culpados, e geralmente eles são uma solução muito simples. Aqui estão alguns dos principais:

O problema com o espaçamento do ponto de acesso

Uma das causas mais óbvias de velocidades lentas da Internet é estar muito longe do roteador ou ponto de acesso. Isso ocorre porque quanto mais longe você estiver do roteador, menos confiável será a conexão.

A solução

Para corrigir esse problema, basta aproximar-se do roteador. Se o roteador estiver localizado em uma sala diferente ou em um lado diferente do escritório, tente trabalhar nessa área e veja se isso corrige o problema. Se este for um problema consistente, provavelmente é uma boa ideia mover o roteador.

Tente posicionar o roteador mais alto (por exemplo, em uma prateleira), longe de outros dispositivos que possam interferir em sua conexão e em um local central no escritório sem quaisquer obstruções. Ter objetos e materiais como metal, pedra, tijolo ou vidro entre os computadores e o roteador pode interferir no sinal.

O problema com largura de banda insuficiente

Outra causa comum de problemas de conexão com a Internet é a falta de largura de banda. A largura de banda é uma medida de quantos dados podem ser transmitidos por segundo através do seu “cabo” de internet. 

Isso significa que se você tiver um pipeline pequeno e estiver tentando transmitir um vídeo em HD (uma atividade que requer muitos dados), a velocidade da sua internet pode diminuir porque o pipeline não é grande o suficiente para canalizar todos os dados de uma vez. 

Um pipeline maior de internet permitiria que mais dados fossem canalizados de uma só vez, resultando em uma conexão mais rápida.

A solução

Ter muitos dispositivos pode prejudicar sua largura de banda, portanto, desconecte qualquer um que não esteja usando ativamente.

 O malware também pode ocupar sua largura de banda (além de colocar em risco os dados da sua empresa), portanto, você desejará verificar regularmente o sistema em busca de vírus para que possam ser identificados e tratados o mais rápido possível.

Embora essas pequenas correções possam ajudar, se você não tiver largura de banda suficiente para suas necessidades, ainda terá velocidades lentas de internet – por isso, é importante saber quanta largura de banda sua empresa realmente precisa e escolher um plano que se alinhe a esse número. 

Você também pode considerar o crescimento futuro em seus requisitos de largura de banda no próximo ano ou depois.

O problema com redes inseguras

Se sua rede não for segura, qualquer pessoa dentro de seu alcance pode estar usando seu sinal de internet. Isso pode obstruir sua rede e criar riscos de segurança.

A solução

Uma maneira simples de melhorar a velocidade da Internet e evitar que outras pessoas roubem sua rede sem sua permissão é aumentar a segurança da rede. 

Existem algumas maneiras de fazer isso, como desabilitar o compartilhamento de rede, adicionar uma senha forte para proteger seus roteadores de rede sem fio (e compartilhá-la com moderação) e / ou instalar um firewall para evitar vírus.

Se você tem clientes ou clientes que entram em seu escritório regularmente, pode criar uma rede separada com uma senha diferente para os convidados usarem durante a visita.

O problema com navegadores ineficientes

O uso de certos navegadores de Internet (por exemplo, aqueles que requerem Flash e JavaScript) pode prejudicar a velocidade da Internet. Portanto, usar esses tipos de navegadores pode ser o culpado por seus problemas de Internet.

A solução

A solução aqui é simples – mudar para um navegador da web específico otimizado para uma internet mais rápida. Por exemplo, o Firefox oferece extensões que bloqueiam anúncios e janelas pop-up, o que pode causar lentidão na Internet e diminuir a velocidade de uso.

Se você estiver tendo problemas com Flash ou JavaScript, considere mudar para o Google Chrome, pois ele usa o mínimo de memória e não requer Flash e JavaScript.

Provavelmente é hora de comprar um novo hardware. Embora possa ser um grande investimento inicial, certamente terá uma boa recompensa no longo prazo quando você puder acessar as ferramentas online de que precisa para fazer negócios e gerar receita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Já está indo?

Quer ficar por dentro dos nossos sorteios e promoções? Preencha os campos abaixo