O que é jitter

O Que é Jitter e Como Ele Influencia na Sua Conexão?

Jitter é um dos muitos males que tendemos a encontrar ao usar a Internet. Pegue, por exemplo, funcionários remotos que vivenciam reuniões com Zoom ininterrupto em uma instância e, em outra, quedas frequentes de chamadas, eco ou qualidade de vídeo instável ao conversar com colegas, família e amigos no seu computador, smartphone ou dispositivo inteligente.

Você também pode experimentá-los durante os jogos online, especialmente tiros em primeira pessoa (FPS) ou jogos de RPG. Aqui, você não pode se dar ao luxo de errar o alvo porque, se o fizer, provavelmente será imobilizado por inimigos enquanto arrasta toda a sua equipe com você.

A ‘gagueira’ que você sente ao jogar jogos online, os disparos que você costuma perder ou uma final inoportuna, ou as quedas frequentes de ligações que você experimenta enquanto participa de reuniões online é chamado de jitter.

O que é Jitter?

Por definição, jitter é a diferença de atraso entre a transmissão de pacotes de dados. Quando os pacotes de dados chegam a um destino em intervalos irregulares ou fora de ordem, você obtém jogos online instáveis, reuniões ou, às vezes, experiência de streaming ruim.

Suponha que seu dispositivo envie pacotes de dados 1, 2 e 3 entre os intervalos 10, 20 e 30. É um conjunto regular de intervalos. Assim, o jitter é bom. Mas se os mesmos pacotes de dados forem enviados durante os intervalos 13, 20, 11, será um intervalo irregular ou fora de ordem, o que significa flutuação no jitter.

Para entender melhor, primeiro você precisa entender como funciona uma rede de protocolo de Internet (IP). Em uma rede IP, as informações são transmitidas pela Internet ou intranet na forma de pacotes de dados. Os pacotes são informações que são enviadas para as máquinas ou servidores receptores.

Por exemplo, quando você conduz uma chamada de áudio ou vídeo pela Internet, ela é enviada ao servidor ou usuário destinatário na forma de pacotes de dados. Normalmente, esses pacotes de dados são transferidos em intervalos regulares durante um determinado período de tempo. Mas, quando há uma flutuação nos intervalos entre os pacotes de dados e alguns atrasam enquanto outros chegam ao destino fora de ordem, isso causa instabilidade na rede.

O que é jitter

Em última análise, o jitter resulta na perda de pacotes, seguida por alta latência e uma experiência de Internet geralmente desagradável.

Como o jitter afeta sua experiência na Internet

Os efeitos variam de aplicativo para aplicativo. Em algumas aplicações, você provavelmente não se importaria com o jitter de baixo a moderado. Você nem saberia que há um baixo jitter em sua rede, porque quando você está editando um documento ou acessando uma página da web, você não está experimentando o mesmo tipo de atraso e lag como estaria se estivesse fazendo atividades de internet que consomem mais recursos e largura de banda. 

A Tecnet possui diversos planos de internet de alta qualidade e velocidade garantidos por nossa empresa, entre em contato agora mesmo com nossos atendentes e faça seu orçamento.

No entanto, alguns serviços não toleram jitter baixo como:

Voice over Internet Protocol (VoIP)

Quando você usa serviços como o Skype para chamadas de áudio e vídeo, especialmente reuniões online, não deve haver nenhum jitter na rede. Os serviços VoIP são bidirecionais, os pacotes de dados são enviados e recebidos entre dois ou vários destinatários. Aqui, mesmo um jitter baixo resultaria em qualidade de áudio instável e distorção contínua. Se o jitter for alto, você terá dificuldade em conectar a chamada ou terá quedas frequentes de chamadas.

Jogo on line

Conforme discutido anteriormente, a instabilidade nos jogos resulta em uma experiência de jogo online ruim e, às vezes, a ponto de você se sentir totalmente estressado. Mas o efeito de jitter em jogos online difere das sessões de VoIP.

Em jogos online, você ajusta sua jogabilidade com o jitter usual que existe em sua rede. Suponha que seu jitter seja ligeiramente maior do que um jitter aceitável. Você tentaria adaptar sua jogabilidade de acordo. Mas se houver um aumento constante no jitter durante um jogo, isso pode impactar sua jogabilidade, fazendo com que você use seus disparos finais muito tarde ou que acabem indo longe.

Streaming de vídeo

Ao contrário do VoIP e dos jogos online, o streaming de vídeo é unidirecional, pois você obtém o feed do serviço de streaming, e não o contrário. Como resultado, você raramente sentiria o impacto do jitter. 

Outra coisa que adiciona à sua experiência de streaming contínua é a memória buffer, que você pode chamar de dados de cache. Se o serviço configurou um buffer de memória grande, ele compensará a flutuação no jitter ou a perda de pacotes.

Como solucionar problemas e corrigir jitter

Agora que sabemos o que é jitter, seus sinais e causas, vamos falar sobre como solucionar e corrigir problemas para aprimorar nossa experiência de VoIP ou de jogos online.

Obtenha um roteador robusto

Quando você estiver procurando por um roteador, certifique-se de examiná-lo antes de fazer a compra. Embora não esteja claro qual roteador é melhor para lidar com o jitter, é evidente que um roteador de última geração irá lidar com isso com eficiência. Certifique-se de verificar as análises do roteador e perguntar por aí, especialmente os jogadores online, uma vez que eles são, em sua maioria, bem equipados com esses componentes.

Além disso, certifique-se de ter a velocidade ideal da Internet. Uma conexão de Internet de alta velocidade é especialmente necessária em residências com vários dispositivos conectados à mesma rede Wi-Fi. Um roteador de última geração, juntamente com uma conexão de Internet de alta velocidade, é um excelente par para conectividade ininterrupta com a Internet.

Use uma conexão com fio

Embora as conexões de rede sem fio sejam convenientes para o uso diário regular, elas tendem a ter um desempenho inferior quando comparadas com uma conexão com fio. Uma conexão Wi-Fi apresenta sinal fraco. Em contraste, se configurada corretamente, uma conexão com fio oferece a velocidade exata da Internet recebida pelo seu ISP.

O que é jitter

As conexões com fio são incrivelmente benéficas para jogos online, onde você não pode se dar ao luxo de tremer. Como a interferência está fora de seu controle, é melhor empregar medidas que possam interromper qualquer interferência. Uma conexão sem fio pode levar a uma latência mais alta, perda de pacotes e jitter.

Depois de conectar seu dispositivo com uma conexão com fio, você notará uma conexão de internet tranquila e ininterrupta.

Use uma Internet de alta velocidade

Embora não haja correlação direta entre internet de alta velocidade e menor ping / jitter / perda de pacotes, é sempre bom ter uma conexão de internet de alta velocidade. Uma conexão de Internet de baixa velocidade não será suficiente para suas necessidades, especialmente se você tiver vários dispositivos conectados à mesma rede.

Uma conexão de Internet de alta velocidade pode fornecer convenientemente a velocidade adequada necessária para dispositivos conectados à rede. Ao mesmo tempo, sabe-se que velocidades mais baixas de conexão à Internet aumentam o jitter, especialmente quando a largura de banda está sendo compartilhada com outros dispositivos.

Nesse caso, as conexões de fibra à Internet são as conexões preferenciais para o uso online ideal. Você nota reduções significativas no jitter, ping e latência com conexões de fibra.

Jitter vs. Latência

É mais fácil se confundir entre jitter e latência. No entanto, há uma diferença entre os dois. Jitter é a flutuação nos intervalos quando os pacotes de dados são enviados ou recebidos. Latência é o atraso na transmissão de pacotes de dados entre duas máquinas. Quanto maior o jitter, maior será a latência e a perda de pacotes.

Aqui estão algumas das poucas diferenças a mais entre jitter e latência:

Jitter

É causado por congestionamento de rede ou hardware ruim

Pode ser corrigido com carimbos de data / hora, uma melhor conexão Ethernet ou prevenção de bufferbloat.

Latência

É causado por buffer e roteamento

Isso pode ser evitado usando internet de alta velocidade ou fechando serviços que usam muita largura de banda

Resumindo, o motivo por trás de seu estresse ao ficar preso em jogos online ou conduzir sessões de Zoom de baixa qualidade pode ser o jitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Já está indo?

Quer ficar por dentro dos nossos sorteios e promoções? Preencha os campos abaixo