Internet Fibra Óptica e a Cabo

Qual a Diferença de Internet Fibra Óptica e a Cabo?

No caso de você estar pensando em mudar sua empresa de armazenamento de dados no local para uma opção de backup fora do local, você deseja que a conexão de Internet de alta velocidade sincronize rapidamente todos os seus dados antes de ataques de emergência.

As conexões de alta velocidade permitem que você mantenha facilmente cópias de seus arquivos na nuvem e também permitem que seus funcionários acessem e carreguem seus dados para outros dispositivos, como laptops, smartphones e computadores domésticos.

A maioria das empresas conecta seus computadores em rede para um escritório, mas conforme sua empresa cresce, também aumenta sua necessidade de redes corporativas que ajudem a conectar vários escritórios em uma cidade ou região.

Uma conexão de dados de alta velocidade permite que as informações fluam livremente em tempo real, independentemente da localização física.

Agora que você leu alguns fatores que fariam com que as empresas dependessem de uma conexão de Internet de alta velocidade para suas operações diárias, você pode ver como não tê-la pode afetar negativamente os resultados financeiros e o crescimento da empresa.

Cabo de fibra óptica, cabo de par trançado e cabo coaxial são três tipos principais de cabos de rede usados ​​em sistemas de comunicação. Cada um deles é diferente e adequado para diferentes aplicações.

Uma vez que cada um deles pode ser igualmente aplicado à comunicação de rede, como eles se diferenciam uns dos outros em termos de recursos e especificações? Quais são as diferenças entre desempenho e capacidade quando se trata de cabo de fibra ótica ou cabo coaxial?

Apesar de termos citado três tipos de cabeamento, falaremos apenas de dois: fibra óptica e cabo coaxial.

Qual internet é melhor e com conexão mais rápida, a fibra óptica ou a internet via cabo 

coaxial?

Acompanhe nesse artigo a diferença entre elas e perceba que a fibra óptica é, sem dúvida, mais vantajosa seja para sua empresa, Home Office ou até mesmo para suas conexões pessoais.

O que é uma fibra ótica

Uma fibra óptica é uma fibra flexível e transparente feita de vidro extrudado (sílica) ou plástico, ligeiramente mais espessa que um fio de cabelo humano. É capaz de transmitir luz entre as duas extremidades. A luz só pode ser acoplada a uma fibra em seus pontos de entrada.

As principais vantagens da comunicação por fibra óptica sobre a transmissão por cabo elétrico é sua capacidade de alta largura de banda (quase 10 Gps) em longas distâncias devido à perda extremamente baixa nos mesmos comprimentos de onda específicos (por exemplo, 1,3 um e 1,55 um).

As fibras ópticas também são imunes à interferência eletromagnética, enquanto os fios de cobre atuam como uma antena coletando radiação EM e transformando-a em corrente (interferência EM).

Cabo coaxial

O cabo coaxial é projetado para transmitir sinais de alta frequência. É composto por um condutor redondo de cobre e três camadas de isolamento e blindagem que evita a interferência de motores, iluminação e outras fontes de EMI.

Com a construção de blindagem, o cabo coaxial pode suportar comprimentos de cabo mais longos entre dois dispositivos.

Os cabos coaxiais são fios de cobre ou à base de cobre cercados por isolamento com outros materiais. Ele pode transmitir televisão, telefone e dados com sinais elétricos.

Enquanto o cabo de fibra óptica pode entregar os mesmos tipos de sinais com largura de banda muito maior, velocidade mais rápida e frequências mais altas. É feito de tubos muito finos e flexíveis de vidro ou plástico.

Preço do cabo

Em geral, o cabo de fibra óptica é mais caro do que o cabo de cobre devido ao seu alto desempenho e capacidade. No entanto, no mercado de cabo, o preço do cabo de fibra óptica, cabo de par trançado e cabo coaxial varia de acordo com diferentes fornecedores e vendedores.

Vantagens da Fibra óptica

A Internet agora é parte integrante de quase todos os negócios. Para que o seu negócio funcione da melhor maneira possível, é fundamental escolher uma Internet rápida que seja confiável e segura.

A internet de fibra óptica oferece esses aspectos, bem como várias outras vantagens em relação às conexões de internet feitas com cabo coaxial.

Maior velocidade

Um dos benefícios mais importantes de se ter internet por fibra é o aumento da velocidade da internet. Se seus funcionários passam várias horas por dia baixando documentos online, trabalhando com clientes ou fazendo pesquisas, mesmo alguns segundos de atraso no carregamento das páginas podem diminuir a produtividade.

Maior confiabilidade

A Internet de fibra óptica não é apenas mais rápida, mas também mais confiável do que cobre ou ADSL. Um sinal de cobre pode piorar com o tempo e a distância, e condições climáticas severas podem prejudicar a confiabilidade da Internet. A internet de fibra óptica é resistente a intempéries e corrosão.

Sinal mais forte

Quanto mais longe você estiver do switch, mais o sinal se degrada com os tipos tradicionais de internet. Os sinais de fibra da Internet permanecem fortes mesmo com o aumento da distância.

Quanto mais sua empresa crescer, mais crítica se tornará essa vantagem. Conforme os espaços de trabalho e escritórios ficam mais distantes da fonte, seus funcionários podem ter problemas com um sinal fraco se você não tiver internet de fibra óptica.

Acesso mais rápido à nuvem

O aumento da velocidade da Internet e dos recursos de largura de banda significa acesso mais rápido a quaisquer aplicativos e dados baseados em nuvem. Uma pesquisa realizada revelou que 96% dos entrevistados agora estão usando a nuvem.

Como a computação na nuvem continua a ser um fator primordial no crescimento dos negócios, ter uma Internet de fibra óptica será crucial para que sua empresa se mantenha competitiva.

Segurança aprimorada

A segurança online agora é uma prioridade para quase todos os tipos de negócios. Para começar, você pode monitorar seus sistemas de vigilância e segurança de praticamente qualquer lugar a qualquer momento.

Um circuito de internet rápida também oferece proteção contra crimes cibernéticos, já que a única maneira de penetrar no sistema é literalmente cortando as fibras.

Vários usuários com suporte

A Internet rápida apoiará várias pessoas que trabalham online ao mesmo tempo. Mesmo alguns funcionários que usam a Internet têm o potencial de tornar o serviço mais lento. 

Internet mais rápida é particularmente importante se você tiver funcionários que podem usar vários dispositivos durante o dia de trabalho. Se sua empresa possui vários funcionários, todos precisando de acesso a serviços e aplicativos em nuvem, nada menos do que internet de fibra óptica provavelmente não atenderá às necessidades de sua empresa.

Diminuição do estresse

Quase todo mundo já experimentou a frustração de trabalhar com uma conexão lenta. Não só é estressante ficar constantemente esperando o download dos sites, mas uma Internet lenta aumentará a preocupação de que o trabalho não seja feito em tempo hábil.

A fibra óptica torna mais fácil para os funcionários trabalharem juntos, fornecendo uma variedade de opções de colaboração, como salas de bate-papo e conferências online. Uma Internet segura, confiável e rápida promoverá um ambiente de trabalho calmo e confiante.

Economia de dinheiro

Cada um dos motivos anteriores pode resultar em maior economia para sua empresa. Trabalhar mais rápido com menos tempo de inatividade e menos preocupações com a segurança pode melhorar os resultados financeiros de quase qualquer tipo de negócio. 

Embora o investimento inicial provavelmente custe mais do que usar outros tipos de Internet, a economia de longo prazo e o aumento da produtividade dos negócios valerão a pena.

Quer se trate de conexões de internet rápidas e confiáveis, serviços de telefone ou acesso à nuvem, a Tecnet pode reunir soluções de TI personalizadas que atendem às suas necessidades específicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Já está indo?

Quer ficar por dentro dos nossos sorteios e promoções? Preencha os campos abaixo