banda larga e fibra óptica

Qual é a Diferença Entre Banda Larga e Fibra Óptica?

Se você procura uma banda larga super rápida, suas opções geralmente serão cabo ou fibra óptica, mas quais são as suas diferenças? E, o mais importante, qual você deve escolher?

O que é fibra óptica?

A fibra óptica literalmente usa cabos de fibra óptica para enviar dados. É rápido. É muito, muito rápido, especialmente em comparação com a banda larga ADSL tradicional, e oferece uma conexão muito mais confiável para inicializar.

Com a banda larga de fibra, sua conexão geralmente é feita de linhas de fibra óptica até o gabinete de rua local, que então se conecta à sua casa por meio de linhas telefônicas de cobre. Alguns provedores oferecem banda larga com linhas de fibra até o roteador, embora isso seja menos comum.

O que é banda larga a cabo?

Se você obtém banda larga de uma operadora qualquer, a maior parte de sua conexão ainda é de fibra óptica. O que faz a diferença é o último ponto, ou seja, a conexão entre a central local e sua casa. Para a maior parte da banda larga de fibra óptica, a última milha consiste em linhas telefônicas de cobre, mas para a banda larga a cabo é feita de cabo coaxial – que pode transportar dados muito mais rápido do que o cobre, já que apresenta menos perda de velocidade em distâncias. 

banda larga e fibra óptica

Se você deseja entender a diferença básica entre as tecnologias de fibra óptica e banda larga sem fio, não precisa se preocupar muito porque a diferença é bastante simples e descomplicada. Como o próprio nome sugere, a tecnologia de cabo de fibra óptica funciona principalmente por meio do uso de cabos que convertem a transmissão de dados que inclui imagens, texto, vídeo e e-mails em uma torrente de luz e essa inundação de luz passa por cabo, é alterada de volta ao seu original Formato. 

Por outro lado, a banda larga sem fio converte a transmissão de dados em ondas eletromagnéticas para transmissão. Para entender as outras diferenças, basta passar pelos fatores mencionados abaixo:

Velocidade

Se você acha que a rede sem fio transmite dados na mesma taxa que o cabo de fibra óptica faz, então você está errado. Se você encontrar diferença de velocidade em ambas as redes, verá que a fibra óptica oferece uma velocidade muito maior do que a rede sem fio. 

A TECNET possui diversos tipos de planos de internet para residências, empresas e condomínios. Assine agora mesmo um de nossos planos CLICANDO AQUI e utilize por completo uma internet que não trava e que possui a velocidade que você merece.

Por exemplo, a rede sem fio torna-se muito lenta durante os horários de pico porque todos os usuários da rede sem fio começam a compartilhar a mesma rede e sua largura de banda. Devido ao congestionamento da rede, a conexão sem fio torna-se mais lenta, enquanto a rede de fibra óptica não é afetada em tal situação. A velocidade da conexão permanece boa mesmo durante os horários de pico. 

Distância

O sinal com uma conexão sem fio piora com a distância. Na verdade, você deve ter notado que a conexão sem fio destina-se apenas a uma área limitada, porque quando você se afasta do alcance do sinal ou do modem, começa a perder rede ou começa a experimentar flutuação no sinal. 

Mas em termos de custo, a conexão sem fio é bem mais barata do que a fibra óptica. O custo de uma conexão de fibra óptica é muito alto nas áreas onde os provedores de serviços de Internet precisam instalar o cabo de fibra óptica para fornecer a conexão. Dessa forma, a conexão torna-se bastante cara e não é uma escolha sábia obter essa conexão com uma taxa mais alta.      

Mobilidade e conveniência 

Hoje as pessoas precisam de mais liberdade e conforto para aproveitar a vida. Da mesma forma, quando se trata de obter uma ligação à Internet, todos querem um modem ou dispositivo que possam transportar aqui e ali sem problemas. Quando a internet se tornou uma parte essencial na vida de hoje, ninguém quer se desconectar do mundo da web. 

Portanto, os dispositivos portáteis existem para fornecer acesso à web aos usuários em qualquer lugar a qualquer hora. Enquanto você está se movendo ou viajando, o dispositivo sem fio é muito útil para acessar o mundo da web. 

Da mesma forma, ao fazer o check-in em muitos hotéis, cafés e restaurantes, você não precisa pedir um fio de internet, você só precisa se conectar a uma rede sem fio desses lugares para ter acesso à web. No entanto, existem muitas áreas na Índia onde a rede sem fio é muito fraca ou não funciona. Neste caso, você precisa de uma conexão de linha fixa para acessar o mundo da web. 

banda larga e fibra óptica

Se você observar cuidadosamente a diferença entre essas duas tecnologias, encontrará prós e contras em cada uma delas. Muitas vezes, ter uma rede sem fio é bastante útil e, às vezes, uma conexão de linha fixa como fibra óptica pode atender a sua necessidade. Se você não tiver problemas em pagar um pouco mais pela conexão, então é uma opção melhor ir para a rede de fibra óptica sobre a rede sem fio. Antes de conseguir essa conexão, verifique se ela já existe em sua área ou não, pois conseguir uma nova conexão ou instalar a mesma rede pode custar muito caro.

Velocidades de banda larga de cabo vs fibra

De modo geral, os pacotes de banda larga a cabo são atualmente mais rápidos. A Virgin Media oferece velocidades médias de download de 362 MB com seu pacote mais rápido, enquanto os melhores pacotes de outros provedores ficam entre 63-67 MB. O que é … bem, ainda é muito rápido. 63 MB é mais do que suficiente para que toda a sua casa faça streaming de vídeo em HD, jogue e navegue na web ao mesmo tempo.

As velocidades mais rápidas possíveis vêm dos poucos provedores de fibra que oferecem FTTH (fibra até a casa) ou FTTP (fibra até as instalações), que possuem linhas de fibra desde a central até sua casa. Alguns provedores oferecem velocidades de até 1 Gb (1.000 MB) aqui.

Tanto a banda larga a cabo quanto a fibra estão disponíveis em velocidades rápidas o suficiente para fazer quase tudo o que você quiser, e ambas ainda podem variar um pouco – dependendo de coisas como sua localização, a distância que você está de uma central, em que tipo de prédio você mora, a tecnologia em seu gabinete local, os fios em sua casa e assim por diante. Ao se inscrever em qualquer um deles, você receberá uma estimativa mais precisa de que tipo de velocidades pode esperar onde mora.

A TECNET possui diversos tipos de planos de internet para residências, empresas e condomínios. Assine agora mesmo um de nossos planos CLICANDO AQUI e utilize por completo uma internet que não trava e que possui a velocidade que você merece.

Custo

O custo da banda larga tende a depender mais de qual provedor você escolhe, do que se você escolhe fibra ou cabo.

Os pacotes super-rápidos mais baratos tendem a vir de fornecedores de fibra óptica. Na extremidade mais premium da escala, os preços ilimitados de fibra e cabo não são muito diferentes, especialmente porque muitas vezes há promoções e ofertas especiais.

Disponibilidade

A banda larga de fibra está muito mais amplamente disponível do que o cabo. A rede de operadoras mais próxima a você pode informar melhor os locais de disponibilidade.

A fibra ultrarrápida, no entanto – o tipo com velocidades de até 1 Gb – não é tão difundida.

Então, qual é o melhor?

Há muitas coisas em que pensar quando você está escolhendo um pacote de banda larga, e a maioria delas são mais importantes do que escolher uma conexão de cabo ou fibra. Há velocidade, custo, tipos de pacote, telefone residencial, opções de TV … quase sempre farão mais diferença do que o tipo de cabeamento que sua banda larga usa.

A menos que você esteja absolutamente decidido a um, dizemos que é melhor simplesmente comparar o que você pode comprar para sua casa e escolher o mais adequado para você.

A TECNET espera que esse conteúdo tenha sido de total relevância para você. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de atendimento e faça o seu orçamento. AH!! NÃO deixe de compartilhar com seus amigos e familiares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Já está indo?

Quer ficar por dentro dos nossos sorteios e promoções? Preencha os campos abaixo