SINAL DE Wi Fi

Wi-Fi Em Casa: Aprenda Como Configurar e Não Ter Problemas

Conforme trabalhamos, aprendemos e realizamos as atividades familiares em ambientes fechados, nossas demandas de Internet e Wi-Fi estão aumentando cada vez mais. 

A maioria dos dispositivos modernos não requer uma conexão com fio, portanto, sua experiência geralmente depende muito do desempenho do seu Wi-Fi. Neste post estaremos dando algumas dicas para você aproveitar ao máximo a sua experiência em casa e configurar o seu wi-fi para que você possa utilizar o máximo que ele oferece.

Qual é o problema?

Nesta fase, você precisa identificar a causa específica do problema. É realmente o sinal Wi-Fi que está agindo? Ou poderia ser outra coisa, como uma conexão de baixa velocidade da sua operadora de internet?

Comece com um verificador de velocidade como Speedtest. Se você está obtendo uma ótima taxa de transmissão de dados perto do roteador (a caixa que permite usar wi-fi), mas péssima na cozinha, então, como dizem os administradores, o problema está na sua extremidade. Nesse caso, é hora de outro ângulo, analisar sua rede wi-fi.

Muitos aplicativos que determinam a intensidade do sinal de redes Wi-Fi estão disponíveis para todas as plataformas móveis e de desktop. Basta digitar “analisador de wi-fi” em qualquer mecanismo de busca ou app store e você verá dezenas de opções. 

Escolha um que visualize os resultados para ajudá-lo a comparar as leituras em diferentes partes da casa. Ao escolher um aplicativo, siga as precauções usuais, primeiro certificando-se de que ele não exija acesso aos seus contatos ou mensagens (que obviamente não precisa para fazer o seu trabalho) e, em seguida, verifique-o com o Kaspersky Security Cloud.

SINAL DE Wi Fi

Se você executou um aplicativo de análise de Wi-Fi e descobriu que na cozinha as redes de seus vizinhos estão cheias de energia, enquanto a sua está funcionando corretamente, isso significa que seu Wi-Fi não está fazendo seu trabalho. Não se desespere; o problema provavelmente pode ser corrigido.

Configure o Wi-Fi

O Wi-Fi opera em um conjunto de bandas estreitas, chamadas de canais, do espectro de rádio. Poucos canais estão disponíveis, embora o número de dispositivos que desejam usá-los seja grande. Portanto, a banda mais popular – 2,4 GHz – pode ficar obstruída com ruído de redes vizinhas e outros dispositivos.

A cada reinicialização ou em um horário programado, o roteador seleciona o canal que está mais livre de interferência. É comparável à maneira como um sistema de navegação escolhe a rota com o menor número de engarrafamentos.

Os roteadores geralmente lidam com essa tarefa muito bem sozinhos, mas é possível intervir. Por exemplo, você pode configurar o roteador para pesquisar automaticamente os canais menos obstruídos com mais frequência ou até mesmo configurá-los manualmente. 

Mas tenha cuidado ao fazer o último; o congestionamento do espectro é muito mutável, porque não apenas o seu roteador, mas os vizinhos também estão mudando de canal constante e automaticamente.

Posicionamento do modem

A localização do modem em sua casa pode afetar o desempenho da Internet. Recomendamos colocar os modems em um local central, perto da área onde você usa a maioria dos seus dispositivos. Isso ocorre porque os sinais de Wi-Fi se degradam à medida que se afastam do modem, então você deseja estar o mais próximo possível.

Evite colocar o modem em um armário e mantenha-o longe de outros dispositivos eletrônicos para evitar interferências. Por exemplo, microondas e babás eletrônicas são especialmente conhecidas por interferir na comunicação dos modems na banda de 2,4 GHz.

Bandas de 2,4 GHz vs 5 GHz

Os modems de acesso oferecem redes sem fio de banda dupla: 2,4 GHz para uma cobertura de Wi-Fi mais ampla e 5 GHz para velocidades mais rápidas.

Ao usar dispositivos distantes do modem, você pode notar um melhor desempenho na banda de 2,4 GHz, mas deve-se observar que essa banda é mais comumente usada, o que significa que mais dispositivos podem interferir nela.

Ao usar dispositivos próximos ao modem, você deve notar um desempenho aprimorado usando a rede de 5 GHz, normalmente exibida com um rótulo “5G”. É uma banda sem fio mais rápida e ampla com menos interferência e ideal para conexão ao acessar aplicativos de negócios, teleconferência ou transferência de arquivos grandes.

Nosso modem Smart Wi-Fi tem direção de banda habilitada por padrão. Este recurso melhora sua experiência ao conectar automaticamente seus dispositivos à frequência que oferece o sinal mais forte.

Proteja sua rede Wi-Fi

Seu modem vem com um nome de rede Wi-Fi padrão (também conhecido como SSID – Service Set Identifier) ​​e uma senha. Uma boa prática é alterar o nome e a senha da rede padrão, caso ainda não tenha feito isso.

SINAL DE Wi Fi

Alterar o nome de rede padrão do seu Wi-Fi torna mais difícil para invasores mal-intencionados saber que tipo de modem você possui e qual provedor de serviço você assina. Também aconselhamos não incluir informações pessoais, como nomes ou sobrenomes (como “Wi-Fi de João”), ao renomear sua rede Wi-Fi.

Defina uma senha forte e exclusiva para proteger sua rede

Você pode alterar sua rede Wi-Fi fazendo login em Minha conta  e clicando em Configurações sem fio.

Lembre-se de que você precisará reconectar todos os seus dispositivos após alterar o nome da rede e a senha.

Atualize seus dispositivos e software antivírus

Certifique-se de que todos os dispositivos em sua rede doméstica, incluindo aqueles que você usa para negócios, tenham a atualização de software mais recente e certifique-se de que seu software antivírus esteja atualizado.

Aproveite as otimizações 

Muitos dispositivos competindo pela taxa de transferência em sua rede podem causar problemas de tráfego interno e reduzir o desempenho ao trabalhar remotamente ou realizar outras atividades online.

O Smart Wi-Fi faz otimizações de rede automáticas que garantem o máximo desempenho e cobertura em toda a sua casa. Ele identifica e corrige problemas de rede em segundo plano, sem a necessidade de você agir sobre isso.

Por exemplo, você pode definir horários para evitar sessões de videogame tarde da noite ou criar buzzwords para proteger seus filhos enquanto navegam na web, diretamente de seu smartphone.

Você também pode acessar dicas de solução de problemas de autoajuda, permitindo que você determine se algum problema pode estar relacionado à sua Internet ou Wi-Fi gratuito.

Com essas dicas de configuração e de melhor colocação de seu modem, com certeza seu Wi-Fi vai passar o máximo de sinal e atender a todas as pessoas que o utilizam em sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Já está indo?

Quer ficar por dentro dos nossos sorteios e promoções? Preencha os campos abaixo