Anda desconfiando de que há um “ladrão de wi-fi” na vizinhança e que alguém está roubando o sinal de internet de sua casa? Pois bem! De fato, isso pode acontecer, mas é super simples de resolver e de se proteger melhor.
Para isso, a gente preparou este post com algumas dicas e informações úteis sobre o tema. Quer saber mais? Então, fique até o final e tome nota!
Boa leitura!
Afinal, como saber se há um ladrão de wi-fi na vizinhança?
Na prática, não dá para ter a certeza absoluta se o vizinho está roubando o seu sinal de internet, mas claro, dá para suspeitar em alguns casos.
E para exemplificar melhor, nós destacamos a seguir algumas suspeitas possíveis. Confira!
O sinal tem ficado fraco
Em geral, quanto mais aparelhos conectados ao mesmo tempo na internet, mais lenta pode ficar a conexão. Portanto, se o seu vizinho estiver usando a sua senha de wi-fi, isso pode sim influenciar na velocidade do sinal.
Mas como bem destacamos, não é certeza absoluta de que essa baixa qualidade seja por conta de um “ladrão de wi-fi”. Sendo assim, como dica, mude a senha da rede e verifique se o sinal melhora.
Dispositivos desconhecidos
Em alguns modelos de roteador é possível acessar a configuração do aparelho e verificar todos os dispositivos conectados naquele momento à rede. Ou seja, se conseguir identificar um “ladrão de wi-fi” assim, basta desconectá-lo e, mais uma vez, mudar a senha da internet.
Propagandas incomuns
Uma outra forma de suspeitar de alguém roubando o sinal de internet de sua casa é por meio de propagandas que começam a aparecer na sua navegação.
Afinal, tudo o que você pesquisa na internet, logo em seguida os algoritmos já começam a indicar publicidades relacionadas a essas buscas. Então, se aparecerem coisas muito incomuns, que você nunca nem pesquisou, pode ser que seja por conta do “ladrão do wi-fi”.
Como resolver essa questão de “roubo de sinal do wi-fi”?
Só há duas formas de alguém roubar o sinal de internet de sua casa. Ou a sua rede está desprotegida e completamente aberta para a conexão, ou você passou a senha para alguém ou ela descobriu sozinha.
Assim, como dica para evitar esses ladrões de wi-fi e não comprometer a qualidade de sinal de sua internet, seguem algumas dicas importantes:
- Não deixe a sua rede aberta e sem senhas de acesso;
- Capriche na escolha de sua senha e dificulte a vida do “ladrão de wifi”;
- Se suspeitar ou descobrir que alguém está roubando sua internet, mude a senha imediatamente.
Enfim, essas são algumas dicas e informações sobre como suspeitar de um ladrão de wi-fi e como resolver esse problema sem grandes dores de cabeça ou preocupação.
Curtiu? Então, compartilhe nas suas redes sociais e aproveite para marcar amigos e familiares para se precaverem.
Imagens: divulgação