Sua conexão é boa somente em algumas partes de sua casa, mas em outras ela costuma ficar mais fraquinha e com a navegação mais lenta? Calma! Provavelmente isso não é motivo ainda para aumentar o seu plano ou trocar de provedor. Talvez, a solução seja simplesmente investir em um repetidor de sinal de internet e ampliar a cobertura do modem.
Se você quer saber mais como tudo isso funciona e conhecer as vantagens que um repetidor de sinal pode proporcionar na internet de sua residência, não deixe de conferir este post até o final e tome nota das dicas.
Boa leitura!
O que é um repetidor de sinal de internet?
Literalmente, o repetidor de sinal é um aparelhinho que possibilita “repetir” o sinal de seu wifi e, dessa forma, levar a conexão para os cômodos mais longes do modem. Por exemplo, se o seu modem fica na sala de casa e a internet funciona bem lá, mas chegando no seu quarto, quase que perde o sinal, o repetidor pode aumentar esse alcance.
Para isso, basta instalar o aparelho entre o quarto sem sinal e o modem. Ou seja, ele precisa ficar em uma posição onde seja capaz de captar o sinal do modem e, ao mesmo tempo, “jogá-lo” para o cômodo em questão.
Quando vale a pena investir nesse tipo de equipamento?
Como bem explicamos, o repetidor de sinal de internet é um aparelho usado quando o seu modem não consegue levar o sinal do wifi para todos os ambientes, sendo necessário esse tipo de equipamento para ampliar o alcance.
Mas de uma maneira prática, em geral, os repetidores são necessários em locais mais amplos e um pouco distante do modem, como casas com dois andares, espaços externos, casas vizinhas etc.
Vale reforçar ainda que, se a sua internet funciona bem em locais próximos ao modem, mas perde a velocidade em lugares mais distantes, muito provavelmente a culpa não é do seu plano e nem da empresa provedora.
Na verdade, os aparelhos modem têm realmente uma limitação de alcance e os repetidores de sinal servem justamente para aumentar essa capacidade.
Como instalar corretamente o repetidor de wifi?
Hoje existem muitos modelos de repetidores de sinal de internet, desde aparelhos bem pequenos e simples que se encaixam diretamente na tomada ou em alguma porta USB, até outros um pouco mais robustos e maiores, que se assemelham a um modem também.
Mas de uma forma geral, estes equipamentos são bem simples e fáceis de instalar, bastando basicamente ligá-los na tomada, conectá-los a internet local e, assim, eles vão criar uma nova rede a ser acessada nos ambientes mais distantes.
Enfim, essas são algumas dicas básicas sobre o repetidor de sinal de internet e como usar corretamente este importante equipamento, ideal para quem nota a perda de velocidade da conexão em locais mais longes do modem.
E se você curtiu e quer saber mais dicas para melhorar a sua conexão de casa, não deixe de conferir outras leituras imperdíveis em nosso blog. Até a próxima!
Imagem: divulgação